Não é de hoje que algumas pessoas ignorantes (pseudo-cientistas-altamente-conceituados) adoram horrificar a soja, esses são os mesmos que alegam que a produção da soja acaba com o meio ambiente, desperdiça água, faz mal à saúde, não pode consumir mais que 20 gramas ao dia e muitas outras '''alegações''' e são os mesmos que forçam em dizer que vegetais sentem dor animal.
Primeiramente, os animais de criação para os mais diversos fins, consomem enorme quantidade de alimento vegetal e contribuem significativamente para a degradação ambiental, juntamente com o desperdício de água na ''produção'' da indústria cruel de carne animal.
Segundo, os vegetais não possuem cérebro, vegetais não tem sistema nervoso central, tecido nervoso, terminações nervosas, não tem célula que capta dor, como os animais não-humanos, não tem reação a estimulo. Entretanto, até organismos não-vivos como células e proteínas respondem a estímulo.
''Dor é um mecanismo de sobrevivência que um ser vivo possui, a fim de que este opte pela fuga ou ataque em momentos de necessidade, não havendo, assim, sentido na ideia de um vegetal, que não pode fugir nem atacar''.
Esse é o tipo de gente que tenta de toda forma absurda justificar a matança animal, a dor, o sofrimento, a tortura, toda a exploração que passam nas mão de seres humanos cruéis e gananciosos.
O veganismo tenta o máximo possível além de não explorar animais não-humanos, assim como causar o menor impacto à vidas de seres e contribui para a preservação do meio ambiente e vida vegetal. Devemos ter o senso de responsabilidade.
É claro, nada de exageros, mas é bem difícil ver algum vegan se alimentar/beber todos os dias produtos à base de soja (infelizmente também por causa do alto custo) mas pessoal, temos verduras, legumes, sementes/grãos/cereais, frutos e muito mais alimentos para suprir nossos paladares e nossas necessidades, os alimentos reais que nos dão todos os tipos de nutrientes necessários, basta o conhecimento.
Tentam criar polêmicas ligadas à soja pelo simples motivo: não querem ter prejuízos e tentam frear de qualquer maneira o consumo de soja, principalmente aqueles pecuaristas nojentos.
Jogam toda a culpa na soja, não é novidade, dizem que soja causa até degeneração cerebral (é de chorar de tanto absurdo) e é só por no Google a palavra fitoestrógeno que aparece assim: fitoestrógeno, fitoestrógeno homem, fitoestrógeno soja. Ok.
Por um pequeno exemplo: uma pesquisa realizada em um homem (que tomava anabolizante) praticamente depois de ingerir soja deu alto teor de fitoestrógeno e aparecimento de mamas, digo e repito, o cara tomava anabolizante. São muito apelativos, só uma dica sobre a soja: não acredite em tudo que lê.